Conheça a Planejar e seus projetos na educação financeira

Se você já atua no mercado financeiro, deve saber que as diferenças entre CPA-10 e CPA-20 é, justamente, uma das dúvidas mais comuns entre as pessoas que pretendem ingressar ou são iniciantes neste universo. Escolher entre uma delas é um importante passo na sua carreira.

E como estamos falando sobre certificações que limitam o que você pode ou não fazer como especialista do mercado financeiro, entendemos que essa decisão pode parecer complexa em um primeiro momento.

Por conta disso, o blog da EA Banking School preparou esse artigo para te explicar quais as características que diferenciam essas duas classes de profissionais.

Ficou curioso sobre o tema? Então que tal entender mais sobre as certificações que podem levá-lo a se tornar um autônomo no mercado financeiro? Veja o conteúdo!


Antes de mais nada, o que é CPA?

Não dá para falar sobre CPA-10 ou CPA-20 sem entender o que significa essa sigla comum entre os dois termos, não é mesmo? "CPA" quer dizer Certificação Profissional ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais). Essa é uma forma que as instituições financeiras encontraram para reconhecer quais as pessoas que estão realmente capacitadas para exercer qualquer função que envolva o gerenciamento de ações.

A necessidade desse comprovante para os profissionais do mercado de ativos financeiros, deu-se após a divulgação da resolução 3.158, de 17/12/2003 em que está determinada a seguinte norma:

Art. 1º Estabelecer que as instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil devem adotar providências com vistas a que seus empregados, para exercerem, na própria instituição, as atividades de distribuição e mediação de títulos, valores mobiliários e derivativos, sejam considerados aptos em exame de certificação organizado por entidade de reconhecida capacidade técnica.

Ou seja, a CPA-10 e CPA-20 nada mais são que um desses exames em que a entidade responsável pela certificação é a ANBIMA. No próprio site da Associação fica claro que esses comprovantes de aptidão são necessários pela atividade exercida – comercialização ou influências no processo de tomada de decisão do investidor – não necessariamente pelo cargo ocupado.

Isso quer dizer que mesmo se não for um consultor financeiro, mas seu cargo estiver ligado à compra e venda de ações, você terá que realizar uma dessas provas.

Quais as maiores diferenças entre CPA-10 e CPA-20?

É comum que quem entre no mercado financeiro, e entenda sobre certificações bancárias, fique se perguntando porque existem tantas divisões se o ramo das ações é, em tese, um só. No entanto, nem todos os profissionais que estão aptos a lidarem com transações de um tipo, também conseguem entender a melhor maneira de realizar outros processos desse setor.

É por isso que foram criados vários tipos de certificados, entre eles os dois tipos de CPA. Separamos quais os três principais fatores que diferenciam esses certificados. Conheça agora quais são eles!


1. Formato da prova

É claro que cada edital dessas provas de certificação podem mudar suas regras a cada vez que são publicados. Entretanto, historicamente, os candidatos que prestam exame para CPA-20 precisam responder mais questões que os inscritos para a outra categoria. Por este motivo, a duração desse teste também é um pouco maior que o disponível para o de CPA-10.

As taxas de inscrição de ambos os exames também são diferentes, e é importante que você saiba que quem não é associado ao ANBIMA também terá que pagar um valor maior de quem já está conectado a essa instituição.

2. Conhecimentos exigidos

Da mesma forma que em um dos tipos de CPA existem mais questões durante a prova, também há uma diferenciação entre os conteúdos cobrados dos candidatos de cada edital.

Quem deseja conquistar o certificado CPA-10 precisa responder perguntas sobre diversos temas acerca do mercado financeiro, enquanto os concorrentes da categoria 20 terão essas mesmas matérias cobradas e mais algumas outras, como Política Monetária, Fundo de Investimento Imobiliário etc.

3. Atividades que podem exercer

A última grande diferença entre essas duas certificações é o tipo de atividade que o profissional poderá exercer. Enquanto os que têm o comprovante de nível 10 atuam em bancos ou em corretoras do setor de varejo, que lidam com transações de baixo valor, os de nível 20 são os responsáveis pela distribuição de produtos de investimento de alta rentabilidade.

Um especialista com CPA-20 ainda pode atuar na manutenção da carteira de investimentos de clientes pessoas físicas ou jurídicas nos segmentos Private, Corporate e Investidores Institucionais.

Vale ressaltar que um profissional CPA-20 pode exercer todas as atividades de um especialista CPA-10, mas o contrário não é real!

CPA-10 ou CPA-20: qual das provas devo fazer?

Ainda te resta a dúvida se deve tentar a prova para CPA-10 ou CPA-20? Bom, isso dependerá de quais as suas expectativas dentro do segmento de investimentos, quanto você já conhece sobre ele, seus processos e sobre os movimentos no setor.

Em termos gerais, a CPA-10 é a escolha perfeita para quem está começando no mercado financeiro e quer dar seus primeiros passos. Ela se aplica tanto para quem escolheu o ramo de ações como sua primeira opção de emprego, quanto para quem já tem alguma experiência informal nesse segmento, mas que deseja uma transição de carreira.

Já a certificação CPA-20 é voltada para um público que sonha em atingir maiores níveis dentro da carreira. Como esse é um comprovante para quem deseja atuar em movimentações de grandes valores, ela é a certa para quem já tem uma boa experiência no setor e quer se tornar mais especializado.

Tendo em vista todos esses pontos citados, podemos dizer que você deve fazer a primeira opção de certificação como um primeiro passo para sua vida profissional e a segunda quando entender que já está preparado para lidar com maiores desafios.

Independente de qual desse momentos está, não se esqueça que é preciso muito estudo para conseguir ser aprovado nos exames da ANBIMA.

Esperamos que a diferença entre CPA-10 e CPA-20 tenha sido esclarecida para você e, caso tenha ficado com alguma dúvida, deixe seu comentário no campo abaixo!

Você pode contar com a EA Banking School para encontrar os melhores cursos do mercado financeiro e também os conteúdos mais completos sobre o setor. Não deixe de conferir nosso Guia definitivo sobre certificações bancárias e descubra qual a melhor para seu currículo!


Faça um comentário