Certificado CPA-20: tudo o que você precisa saber sobre!

O Certificado CPA-20 é um documento exigido para profissionais que desejam atuar com a distribuição de produtos de investimento de alto valor e impacto. É também a porta de entrada para alcançar cargos e altas remunerações nas instituições financeiras.


Para quem já está no mercado financeiro, conhecer o CPA-20 já é uma rotina, entretanto, pessoas iniciantes no assunto ainda podem se confundir e precisam de orientação a respeito do assunto. Então, preparamos este conteúdo especial com tudo o que você precisa saber sobre o CPA-20, como é o exame e dicas para ir bem na prova e obter o certificado. Vamos lá?


Certificado CPA-20: Tudo o que você precisa saber sobre!

O que é Certificado CPA-20?


A Certificação Profissional Anbima Série 20 (ou simplesmente CPA-20) é uma certificação financeira obrigatória para profissionais que querem atuar na venda, tratamento e distribuição de produtos de investimentos, estando ou não vinculados a uma instituição financeira, agência bancária ou plataforma de atendimento.

Os profissionais que possuem o CPA-20 estão aptos a atender os seguintes segmentos:

  • Varejo de alta renda;

  • Private;

  • Corporate;

  • Investidores institucionais.

Para conseguir obter essa certificação, o profissional é submetido a uma avaliação que testa seus conhecimentos sobre o mercado financeiro e outros aspectos, mas este é um assunto para mais adiante. É importante ressaltar que a obrigatoriedade referente à certificação foi estabelecida pelo Banco Central, através da resolução 3.158, de 17/12/2003.


Para iniciantes na área, a seguir vamos explicar para que serve a Certificação CPA-20. Confira!


Por que a CPA-20 é importante?


Uma das funções da certificação ANBIMA é mostrar que os profissionais que conseguem obter o título estão capacitados e podem atender as exigências do mercado financeiro com conhecimento e segurança, através da prova de conhecimentos sobre o assunto. Afinal, esses profissionais irão negociar bens e altos investimentos de terceiros e precisam estar aptos para lidar com as necessidades dos clientes.


Obter a CPA-20 também é um dos pré-requisitos para poder operar em algumas instituições financeiras, além de ser um diferencial que ajuda a validar a sua capacidade. É também uma boa oportunidade de alcançar cargos mais bem remunerados, já que a pessoa qualificada lidará com trabalhos de alto nível.


Qual é melhor: CPA-10 ou CPA-20?


A principal diferença entre a CPA-10 e CPA-20 é a área de atuação. Enquanto a CPA-10 é voltada para pessoas que querem trabalhar em bancos ou corretoras do setor do varejo e atuam com transações de menor valor, a CPA-20 é endereçada para atuar com investimentos de alta rentabilidade.


As diferenças não acabam aí, as provas para obter a certificação são diferentes e os conteúdos exigidos também. Nós falamos sobre as diferenças entre CPA-10 e CPA-20 aqui no blog, não deixe de conferir o conteúdo completo.


Quais os requisitos para tirar a CPA-20?


Qualquer pessoa pode obter a Certificação CPA-20, uma vez que, atualmente, não é exigido nenhuma graduação no Ensino Superior ou especializações.

O principal requisito para conseguir tirar a CPA-20 é acertar 70% das questões da prova de avaliação e, neste sentido, conhecimentos mais aprofundados sobre o mercado financeiro são fundamentais para obter a certificação.

No próximo tópico vamos falar como você pode se inscrever e onde fazer a Certificação CPA-20.


Como obter o Certificado CPA-20?


Para poder fazer a prova de Certificação Profissional Anbima Série-20 é necessário fazer a inscrição no site da ANBIMA, realizar o pagamento da taxa e, após a confirmação do pagamento, agendar o exame.


Você terá até 6 meses após a confirmação do pagamento para realizar o agendamento do seu exame de acordo com o calendário de provas. Caso não seja feito o agendamento até o prazo estipulado, a inscrição é anulada, sem restituição do valor.


A aplicação dos exames é de responsabilidade da FGV e o local para a realização da prova é escolhido no ato de agendamento da mesma.


Qual o valor da inscrição?


O valor da inscrição para o CPA-20, para pessoas que possuem vínculo a instituições associadas da ANBIMA, é de R$ 360,00 (trezentos e sessenta reais). Para candidatos e candidatas que não têm vínculo, o valor para realizar a prova é de R$ 430,00 (quatrocentos e trinta reais).


Como é a prova da Certificação CPA 20?


O exame para obter o Certificado CPA-20 possui 60 questões, que são divididas por 7 módulos. Para se preparar para a avaliação é preciso estudar os seguintes temas, com diferentes pesos:

  • Princípios básicos de economia e finanças (5% a 10%);

  • Compliance legal, ética e análise do perfil do investidor (15% a 25%);

  • Instrumentos de renda variável, derivativos e renda fixa (17% a 25%);

  • Mensuração e gestão de performance e risco (10% a 20%);

  • Fundos de investimentos (18% a 25%);

  • Previdência complementar aberta: PGBL e VGBL (5% a 10%);

  • Sistema financeiro nacional e participantes (5% a 10%).

O tempo de realização do exame CPA-20 é de 2h30. Para ter aprovação no exame é necessário no mínimo 70% de aproveitamento. Se por acaso você não obter êxito na avaliação, será possível fazer a prova novamente após 15 dicas corridos.


Leia também: 5 livros descomplicados sobre o mercado financeiro.


Dicas para estudar para a prova da Certificação CPA 20


Segundo dados da ANBIMA de fevereiro de 2022, a taxa de aprovação no exame do Certificado CPA-20 é de 53%, o que mostra que um pouco mais da metade dos inscritos conseguem passar no exame. Mesmo assim, é bastante importante se dedicar aos estudos para obter o certificado.


Uma das primeiras dicas é marcar a prova com um tempo considerável para se preparar para os estudos, já que o conteúdo para as provas é extenso e é uma quantidade relevante dividida entre os módulos. Isso te ajudará a estudar mais e assimilar a maior parte possível dos conteúdos. Veja mais algumas dicas para organizar os estudos.


Se habitue com os assuntos e conteúdos da prova


Vale a pena ir se familiarizando com os assuntos relacionados à prova para conseguir bons resultados, então, busque por artigos, videoaulas, apostilas, livros e demais conteúdos que falam a respeito da CPA-20 para sair na frente. Com tudo isso em mão, faça um bom cronograma e encontre o melhor jeito de estudar, que combina com o seu perfil.


Faça testes simulados


Na internet, você encontra facilmente modelos de exames anteriores, então, aproveite para testar seus conhecimentos antes do grande dia. Com base nas respostas, você terá uma noção de quais assuntos que já domina e quais precisa de mais atenção nos seus estudos.


Comece pelo mais fácil


Uma das vantagens de começar a estudar pelos conteúdos que você tem mais facilidade é aumentar a confiança e não criar motivos para desistir logo de cara. Sabemos que aqueles conteúdos mais complexos tendem a tirar nosso sono e começar por eles pode ser um fator que te desanime.


Além disso, como não é necessário acertar 100% da prova para obter a certificação, é melhor garantir acertos suficientes com os conhecimentos que você já domina.


Opte por cursos preparatórios


Você pode ampliar ainda mais as suas chances ao contar com professores especializados e autoridades nos assuntos do mercado financeiro, através de cursos preparatórios. Para quem não é autodidata, essa é a saída perfeita para te ajudar a alcançar a certificação.


Um bom curso te dará as diretrizes e focará exatamente no que importa para fazer a prova do CPA-20, além de te capacitar para se tornar uma pessoa eficiente ao exercer as atividades no futuro.


Aqui, na EA Banking, nós temos um curso especializado em CPA-20, com um conteúdo programático dinâmico e que vai te levar a outro patamar, para tirar a certificação de primeira.


Você pode encontrar maiores informações sobre como funciona o exame do CPA-20 no Edital de Exames de Certificação da ANBIMA. Se o seu sonho é entrar na carreira bancária, não deixe de ver nosso post com cursos para trabalhar em banco, com mais informações para se preparar para o mercado de trabalho.


Gostou das nossas dicas de hoje? Esperamos que te ajude a se preparar e obter sucesso com a Certificação CPA-20. Até a próxima!

Faça um comentário