P&L: o que é? Entenda a sigla no mercado financeiro!P&L: o que é? Entenda a sigla no mercado financeiro!

A parte contábil de uma empresa, seja ela grande ou uma que está começando agora, é indispensável para ter uma base para suas finanças, organizando a entrada e saída do dinheiro e monitorando para que a empresa possa continuar crescendo ainda mais.


E para ter um embasamento e uma análise melhor, boa parte das empresas usam como apoio o P&L, que se trata de um relatório para auxiliar na gestão empresarial. Para te ajudar a entender mais sobre o tema, a EA Banking School separou alguns tópicos que vão te esclarecer alguns conceitos.


Aproveite a leitura e tire todas suas dúvidas!


uma calculadora ao lado de uma caneta com o texto escrito "P&L: o que é""

Afinal, o que é P&L?


O P&L consiste em um relatório que é possível analisar se uma empresa está tendo devidamente seus lucros, ou está com uma defit, levando prejuízo. Profit & Loss Statetment, o P&L, em sua tradução ficaria "Demonstrativo de Lucros e Perdas".


O P&L nada mais que é do que o balanço da empresa, podendo analisar apenas uma área dela, ou o todo, para que possamos entender se a estratégia está seguindo um bom ritmo ou se tem algo que pode melhorar, possibilitando, assim, que seu faturamento aumente.


Ou, no caso de prejuízo, analisar se existem outros meios para reverter a situação, podendo ainda encerrá-la se necessário. Além disso, ainda é possível que você faça um balanço atual com épocas anteriores, para analisar ainda melhor se teve avanço ou regresso.


Confira depois: Mercado financeiro e seus desdobramentos: saiba mais sobre os segmentos!


Como funciona o P&L?


Cada empresa define sua forma de analisar os elementos individualmente, ou seja, cada uma busca a melhor solução para conduzir esse levantamento. Mas sempre considerando o faturamento total, o custo e o lucro.


Esse relatório pode ser realizado semanalmente, por trimestre ou até mesmo anualmente, dependendo o tipo de negócio. Mas, sem dúvidas, é ideal que faça pelo menos uma vez ao ano, para conseguir ter uma visão melhor do andamento.


Qual é a estrutura do P&L?


A estrutura dele é bem simples, e considera os três seguintes itens: a venda, o lucro e o custo.


Ou seja, o P&L segue a ideia de um produto ou departamento e revela o seu lucro se baseando no desconto dos custos. Para que a empresa tenha um bom desenvolvimento, o ideal é de que o produto tenha uma margem de lucro, com a qual, no final, ocorra um saldo positivo no balanço.


Para que serve o P&L?


Esse relatório serve exatamente para mostrar e apresentar dados sobre a sua empresa, com isso, o P&L pode te ajudar nos 3 seguintes casos:


1. Definir estratégias e colocar em ação


Uma ação muito importante, mesmo que sua empresa apresente bom desempenho e ótimos resultados, é buscar por estratégias para melhorá-la. Invista em meios para continuar com essa margem, em mídias sociais para mais pessoas conhecerem.

E se você ainda não trabalha com a parte do e-commerce, é uma ótima hora para começar e aumentar o lucro do seu estabelecimento. Para você entender ainda mais sobre a importância das estratégias, separamos um post para você! Confira: A importância das estratégias de investimentos no mercado financeiro


2. Realizar uma comparação com cenários anteriores da empresa


Se você já faz esse balanço há algum tempo, invista em métricas periódicas, visualizando os meses com uma lucratividade maior e os que esfriam um pouco, que tem um fluxo menor. Para que, assim, você consiga fazer uma análise ainda mais profunda sobre seus lucros e gastos.


3. Avaliar a receitas de gastos da empresa


Faça um busca totalmente focada nos gastos que sua empresa tem, mirando em contas que podem parecer baixas sozinhas, mas que somadas representam um alto valor que pode ser cortado. Por exemplo: se você usa a internet da operadora X por um preço X, mas sabe que a operadora Y fornece um preço menor e com a mesma qualidade de serviço, pode ser uma ótima ideia migrar de plano e diminuir os gastos.


Além disso, para elevar os lucros, elevar as vendas e/ou reduzir os custos, faça um planejamento na sua empresa, buscando por formas e vias de aumentar a rotatividade dos seus produtos. E procure, também, por fornecedores e meios de diminuir seus custos, seja com o produto, local ou outra forma de cortar despesas que não favorecem à empresa.


Vimos que o P&L é um fator essencial à qualquer área, seja indústria, escritórios e afins, portanto, a análise desses dados quando feita regularmente pode fazer a diferença!


Esperamos que este post tenha auxiliado na sua jornada e, se você ainda não fez o balanço, pare de perder tempo e evite erros gravíssimos!


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Se você está pensando em trocar de carreira, não perca a leitura do nosso artigo: Migração de Carreira: quais os pontos de atenção?

Fique ligado, e até a próxima!

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