Conheça o que é o mercado financeiro e seus desdobramentos!

Se você quer atuar no mundo dos investimentos ou das finanças precisa conhecer um pouco mais sobre o mercado financeiro e seus desdobramentos, para entender cada um dos segmentos do mercado e influência direta na economia.

Para te ajudar, nós preparamos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Confira!


Mercado financeiro e seus desdobramento: saiba mais sobre os segmentos!

Afinal, quais são os desdobramentos do mercado financeiro?


Para falar sobre os desdobramentos do mercado financeiro, ou seja, como é feita a divisão deste mercado para melhor compreensão das partes, é importante, antes de tudo, entender o que é esse mercado, de fato.


O mercado financeiro nada mais é do que um aglomerado de ambientes e instituições, onde os investidores, sejam eles pessoas jurídicas ou físicas, fazem a compra e venda de ativos financeiros. É dentro das opções existentes no mercado financeiro que compradores, vendedores e intermediadores fazem negócios, com um ambiente favorável para garantir os interesses dos envolvidos.


O intuito é garantir que os recursos financeiros da economia entrem em um fluxo para gerar um aumento geral da produtividade, eficiência e do bem-estar da sociedade. Os desdobramentos do mercado financeiro, então, são as formas com que o mercado é segmentado para analisar de maneira particular cada uma delas e seus impactos no todo.


A seguir, falamos mais sobre os segmentos do mercado financeiro, para te ajudar a compreender melhor.


Entendendo os segmentos de mercado financeiro


Dentro do mercado financeiro foi necessário fazer uma melhor divisão de ativos financeiros e também das características operacionais específicas para diferentes tipos de demanda, com o intuito de ajudar a compreender melhor as vantagens, riscos e peculiaridades de cada mercado.


Segundo analisado no e-book Mercados Financeiros, da Universidade Federal da Bahia, o mercado financeiro acabou se segmentando em quatro grandes segmentos:

  • Mercado monetário: que envolve operações de curto prazo com títulos públicos;

  • Mercado de crédito: que envolve operações de empréstimos que são concedidos pelas instituições financeiras,

  • Mercado de capitais: que são as negociações que envolvem títulos de dívida e de propriedade emitidos por empresas;

  • Mercado de câmbio: que envolve as ações de compra e venda de moeda estrangeira.

É importante saber que, embora sejam segmentos distintos, eles estão totalmente interligados na prática, já que as movimentações do mercado financeiro são influenciadas por esses segmentos. Por exemplo, a taxa de juros a curto prazo, vista no mercado monetário, acaba sendo fator determinante em relação aos outros três segmentos.


A seguir, vamos conhecer um pouco mais de cada desdobramento do mercado financeiro e esclarecer suas dúvidas. Vamos lá?


Como funciona o Mercado Monetário?


O mercado monetário é o canal onde acontecem as transações de recursos a curto e curtíssimo prazo, ou seja, que ocorrem em até 24 horas e em menos de um ano. É este o mercado responsável pela liquidez monetária no país. Neste mercado são negociados dois tipos de títulos:

  • Títulos públicos: aqueles títulos criados para custear as despesas do governo que podem ser adquiridos por consumidores através do Tesouro Nacional. Alguns exemplos deles: LTN, LFT e NTN.

  • Títulos privados: os papéis que são emitidos por empresas ou instituições financeiras, com o objetivo de captar dinheiro para reservas. Alguns exemplos de títulos privados: CDB, debêntures e CDI.

É através do mercado monetário que o governo é capaz de controlar a quantidade de moeda em circulação e o crédito. Os investimentos são influenciados pela taxa Selic, que interfere diretamente no custo do dinheiro no país e serve como base para todas as outras taxas de juros na economia, inclusive dos principais rendimentos.


Se a taxa SELIC é mais alta, o crédito para a realização das transações fica mais alto, o que pode esfriar as negociações.


Leia também: Conheça os tipos de títulos e suas características.


O que é o Mercado de Crédito?


O mercado de crédito é onde ocorrem os diferentes sistemas de empréstimos. É nele onde bancos públicos, privados e instituições financeiras emprestam dinheiro para pessoas jurídicas e físicas com uma taxa, para diversas finalidades. Dentre os tipos de crédito que existem, podemos citar:

  • crédito para pessoa jurídica: crédito para projetos e compras para a empresa, empréstimo para capital de giro, empréstimo para a criação de um negócio etc.;

  • crédito para pessoa física: cheque especial, cartão de crédito, adiantamento do 13º ou do FGTS, crédito consignado etc.


Como funcionam os Mercados de Capitais?


Já o mercado de capitais leva esse nome porque as empresas necessitam de dinheiro, ou seja, o capital, para financiar os inúmeros projetos que ela pode ter. Então, para conseguir esses recursos, as empresas emitem títulos de dívida de renda fixa e renda variável, como as ações.


É esse desdobramento do mercado financeiro que intermedia os investidores e quem precisa de recursos, conectando-os. Entre os principais ativos disponíveis para negociação no mercado de Capitais, estão:

  • debêntures - que são títulos emitidos por sociedades anônimas;

  • mercado de renda fixa - CDB, LCI e LCA etc.;

  • opções sobre ações - direito de compra e vendas de ações;

  • commercial papers - títulos privados de curto prazo;

  • ações - que são divididas em ordinárias e preferenciais.


Você pode se interessar: O papel das instituições financeiras no mercado financeiro.


Mercado de câmbio: o que é preciso saber?


Chamamos de mercado de câmbio o ambiente onde acontecem as operações de compra e venda de moeda estrangeira, feita entre os agentes autorizados pelo Banco Central e seus clientes. A troca de moedas é a operação mais básica neste mercado, onde você entrega uma quantidade de uma moeda e recebe o equivalente em outra.

Entretanto, existem outras operações realizadas no mercado de câmbio, como:

  • investimentos em moedas estrangeiras;

  • transferências financeiras internacionais;

  • transferência, pagamento e recebimento feitos com cartões internacionais.

Este foi o nosso bate-papo de hoje. Esperamos ter esclarecido suas dúvidas e te deixado um pouco mais perto do mercado financeiro e das atividades que podem ser realizadas lá. Se ainda não sabe definir quais os investimentos são bons para sua estratégia, confira nosso post sobre como definir seu perfil de investidor e confira como você tende a investir! Até a próxima!

Faça um comentário