O que é liquidez no mercado financeiro? Veja no blog da EA!

Quando começamos a investir nossa renda, nos deparamos com muitos termos e perceptivas de como aumentar e manter essa rentabilidade. Alguns destes termos são mais fáceis de entender, enquanto outros costumam gerar muitas dúvidas, principalmente quando assunto é liquidez. Você sabe a real importância deste tema para a realização de seus investimentos?

A EA Banking School preparou este post exclusivo, que vai solucionar todas as suas dúvidas. Continue lendo e saiba mais!

 
O que é liquidez no mercado financeiro

Afinal, o que significa liquidez?

Mas afinal, qual é o significado de liquidez e por que ela é tão importante? O conceito de liquidez, basicamente, corresponde à facilidade e velocidade com as quais você consegue converter um ativo em dinheiro novamente. Ou seja, com as quais você consegue analisar e compreender sobre a forma mais rápida de fazer essa conversão do ativo em dinheiro, pois quanto mais rápido for feito, mais líquido ele será.

Por exemplo, você possui um imóvel, entretanto, sabemos que para a venda do mesmo, é necessário um período muito maior, muitas visitas de compradores e todos os processos mais burocráticos até a finalização dessa compra. Ou seja, para esse ativo virar uma conversão em dinheiro, demanda bem mais tempo.

De maneira clara, a liquidez é o tempo e rapidez que você consegue vender ou se desfazer de algum bem seu e o converter em dinheiro em mãos.

Confira depois: Mercado financeiro e seus desdobramentos: saiba mais sobre os segmentos!

Como funciona a liquidez na área de investimentos?

No mercado financeiro, a liquidez funciona de uma maneira um pouco diferente, seguindo características variadas em seus investimentos. Alguns você consegue fazer o resgate imediato e outros você precisa esperar um determinado tempo para voltar a ter esse dinheiro — mas tudo concordado previamente do início da aplicação.

E, na liquidez, isso envolve duas vertentes: a facilidade da compra e a perda do valor. Aqui, a velocidade de compra e venda é relativa, porque você pode perder investimentos se resgatar muito rápido ou, ainda, depois de um tempo, esse ativo perder valor no mercado.

Com isso, é extremamente necessário, para qualquer tipo de investimento, você se planejar, entender sobre e estudar possíveis altos e baixos que podem ser acarretados. Sabemos que o mercado é instável e, talvez, precisaremos desse dinheiro vivo em algum momento, antes do esperado.

Há 3 conceitos importantes e que podem te auxiliar a avaliar ainda melhor se o investimento que você está analisando será com alta ou baixa liquidez. Confira:

1. Carência

Muitos investimentos contam com o período de carência. Neste, você não poderá mexer nesse dinheiro, nem sacar, nem investir em outro ativo. Ele fica por um tempo determinado para que renda e consiga estabelecer a sua finalidade para que foi aplicado.

2. Vencimento

Outro meio importante a se analisar, é o período de vencimento. Neste conceito, você deixará o seu dinheiro investido por um tempo determinado e terá o rendimento prometido na hora da aquisição desse investimento.

3. Prazo para resgate

E, por último, temos o prazo de resgate. Neste tópico, você terá um prazo entre a solicitação de resgate até ele chegar em suas mãos, de fato. No prazo de resgate, geralmente não tem um período mínimo que você precisa ficar “preso” com esse investimento, apenas esse período necessário do pedido de resgate.

Portanto, sempre que for realizar um investimento, se atente a algumas perguntas, veja qual o tempo mínimo necessário dele, qual o período de carência para realizar o primeiro saque, e quanto tempo você esperará até que possa resgatar todo esse dinheiro.

E também, verifique caso haja a possibilidade de resgate antes do vencimento, se você pode passar o ativo para terceiros!

Quais são os riscos da liquidez?

O risco da liquidez é representado conforme as negociações e o nível de cada empresa, se ela realmente consegue arcar com aquele montante que prometeu, se não arrisca falir e, consequentemente, você perder o dinheiro investido. E todos os níveis para a ação ser bem-sucedida, depende muito os parâmetros dela.

Outro risco da liquidez se dá ao fato de você não ter muitos ativos líquidos, que podem ser parados e sacados no momento em que precisa de dinheiro. Ou, também, de você ter um ativo com tempo mínimo para venda, não conseguindo se desfazer no tempo de pico dessa ação.

Entenda mais sobre: Os derivativos no mercado financeiro nesse post e fique por dentro!

Como planejar a liquidez das minhas aplicações financeiras?

Os prazos são algo que precisam ser analisados e colocados na balança, para considerar na hora de escolher o investimento que mais se encaixa com o que está procurando.

O ideal é que você mantenha investimentos em produtos com uma alta liquidez, pelo menos boa parte deles nesse nicho mais alto. Uma dica: o sugerido é que você tenha pelo menos um valor suficiente para cobrir de três a seis meses das suas despesas gerais, com isso você estará mais protegido de eventuais necessidades que possam ocorrer.

Mas isso não chega a ser uma regra, apenas uma dica. E conforme você for tendo uma reserva maior, você pode começar a planejar com mais tranquilidade as suas aplicações.

Observamos a importância de entender e saber com qual e quais tipos de aplicações você começará a investir, se é de baixa ou alta liquidez, os riscos que ela tem e, claro, os benefícios oferecidos nesse investimento! Esperamos que tenha gostado do post e que suas dúvidas tenha sido esclarecidas!

E, se você quer se adentrar ainda mais nesse universo e entender sobre a importância de uma vida de investimentos e, crescer nesse meio para se tornar um profissional, a EA Banking School oferece um curso 100% gratuito e online, para que você se aprofunde em diversos temas e aprenda mais sobre o meio financeiro! E esse curso ainda conta com certificação!

Acesse agora o Finance Class e tenha aulas exclusivas com Nina Silva, Sirlo Oliveira, Átila de Conti, Gustavo Loyola e muitos outros profissionais da área que estão prontos a te ajudar! Não fique de fora dessa e corra começar o curso!

Faça um comentário