Certificado CPA-10: o que é, qual sua importância e mais!

O CPA-10 é uma certificação fundamental para quem quer atuar como um profissional do mercado financeiro. Essa certificação é imprescindível para quem quer migrar para essa área. Ela é ofertada pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, a Anbima. E, para obtê-la, é preciso fazer uma prova.

Neste post você vai tirar as principais dúvidas sobre esse certificado. Por esse motivo, é importante se preparar bem para a prova e, nesse sentido, a EA Banking School te ajuda a garantir seu início no mercado financeiro. Confira o post completo aqui!

certificado CPA-10

Por que o CPA-10 foi criado?


O certificado CPA-10 foi criado para garantir uma formação adequada para as pessoas que trabalham no mercado financeiro. Afinal, qualquer erro em uma operação relacionada a investimentos pode resultar em um grande prejuízo.

Então, para conseguir os melhores resultados nesse ramo, é preciso que o profissional em questão tenha um conhecimento específico e aprofundado da área.

O significado de CPA-10 é Certificação Profissional Anbima - Série 10 e a sua função é certificar os profissionais que atuam no nicho do mercado que a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais, além de possibilitar que eles atuem em administradoras, corretoras e bancos.

Ao atuar no mercado financeiro, além dos certificados, é preciso estar atento aos riscos envolvidos nas operações. Para saber o que esperar e como operar em possíveis momentos de oscilações na economia. Se quiser saber mais sobre o assunto, leia também nosso post sobre a relação entre compliance e risco.

Quem pode fazer a certificação CPA-10?

O certificado CPA-10 é destinado a estudantes e profissionais de órgãos públicos ou autarquias, trabalhadores de instituições que seguem o Código de Certificação da Anbima, pessoas que lidam com prospecção ou venda de produtos de investimento para o público e profissionais de instituições financeiras no geral.

Em geral, nos bancos, a certificação Série 10 da Anbima é obrigatória apenas para assistentes da gerência. Contudo, quem busca uma promoção ou quer estar pronto quando a oportunidade surgir, também pode realizar a prova para testar seus conhecimentos.

Outra classe que pode usar o CPA-10 para ter mais destaque é a daquelas pessoas que atuam na profissão Broker.

Como tirar o CPA-10?

Basta aprovação no exame ofertado pela Anbima, a qual é realizada em centros de testes credenciados pela associação. Para ter o CPA-10 é preciso acertar, ao menos, 35 das 50 questões da prova aplicada pela entidade. Ou seja, o candidato deve ter um aproveitamento de, pelo menos, 70%.

A avaliação tem duração máxima de 2 horas e pode ser agendada em até 6 meses após a confirmação do pagamento. As datas para o teste são definidas pela própria associação.

Como estudar para a prova do CPA-10?

É preciso saber conceitos básicos do sistema financeiro do Brasil, além de conhecer os principais produtos financeiros comercializados em território nacional. As perguntas são divididas em 7 áreas e têm diferentes proporções. Veja quais são essas áreas e os pesos:

  • Sistema Financeiro Nacional (SFN): entre 5% e 10% da prova;

  • Análise do perfil do investidor: de 10% a 15%;

  • Finanças e Economia: equivalem a 10% ou 15% da prova;

  • Princípios básicos do investimento: correspondente a 10% a 20%;

  • Fundos de investimentos: entre 20% e 30% do teste;

  • Previdência complementar, como PGBL e VGBL: equivalentes entre 5% e 10% da avaliação;

  • Instrumentos de Renda Fixa e Renda Variável: correspondem entre 15% e 20% da prova.

Como você pode perceber, os conteúdos exigem que os candidatos sejam profissionais completos. Com conhecimentos em várias áreas da economia e do mercado de finanças brasileiro. Para isso, é fundamental ter uma boa preparação para a prova. Uma boa forma de fazer isso é recorrer a uma formação completa de uma educadora financeira certificada.

Qual o valor da inscrição?

A inscrição custa R$ 250 para profissionais e empresas associadas à Anbima e R$ 300 para quem não faz parte da Associação. O pagamento pode ser parcelado no cartão de crédito, bem com pode ser feito por boleto e via PIX.

Dicas de estudo para a prova do CPA-10

Assim como para toda prova ou exame que você vai realizar, a principal estratégia é estudar e se preparar com antecedência. Além disso, é possível seguir algumas dicas para melhorar a pontuação. Veja quais são elas:

  • Analisar o conteúdo do exame;

  • Mapear as principais dificuldades com relação ao que é cobrado;

  • Dar atenção, também, aos conteúdos considerados fáceis;

  • Estudar individualmente cada tópico do programa;

  • Buscar simulados e provas anteriores;

Cada pessoa tem a sua forma de estudar. Contudo, uma ótima maneira de se preparar é investir em um curso preparatório para CPA-10.

As certificações da Anbima são muito importantes para o desenvolvimento profissional. Por isso, como você viu neste post, o CPA-10 é uma ótima maneira de agregar certificados e peso ao seu currículo. Então, para que você se saia bem em um teste assim, aproveite nossas dicas e prepare-se!

O mercado financeiro é uma área de atuação vasta e repleta de oportunidades, por isso, a cada dia mais pessoas estão buscando capacitação para se tornarem especialistas na área.

Apesar da grande concorrência, ainda assim é possível garantir o seu lugar no mercado financeiro, basta seguir um cronograma de estudos e investir em um conteúdo de qualidade. Então, não perca tempo e confira também nosso post sobre as principais certificações bancárias!

Faça um comentário