Como trabalhar em banco? Dicas para se preparar!

Muitas pessoas que buscam por estabilidade veem nas instituições bancárias uma grande oportunidade profissional. Afinal, a área é cheia de possibilidades, é flexível e bastante rentável. Está se perguntando "como trabalhar em banco"? No post de hoje preparamos uma série de dicas importantes para quem se interessa em conhecer mais de perto essa área.
 

Quais as possibilidades profissionais para quem trabalha em banco?

Muitas vezes, quem está procurando saber como trabalhar em banco se engana ao pensar que as vagas envolvem apenas serviços de atendimento ao público em guichês. Os profissionais bancários desenvolvem uma enorme gama de atividades, como operação na área comercial, especialização em produtos e investimentos, administração e especialização em câmbio.

Ainda é possível trabalhar em instituições bancárias como profissional técnico, jurídico, de marketing, TI e em outras especialidades.

A carreira bancária oferece, além da estabilidade, uma série de oportunidades de progressão de carreira e aprendizados sobre diferentes tipos de produtos, atividades técnicas, táticas de venda e relação com diferentes segmentos da economia.

Como começar a trabalhar em um banco público?

A forma de ingressar nessa carreira depende de qual a natureza da instituição. Em bancos públicos, o único meio de conseguir uma vaga é mediante aprovação em concurso público, para o qual diferentes níveis técnicos são solicitados, desde candidatos com ensino médio até com diferentes tipos de graduação e titulações específicas.

É importante estar sempre atento aos editais publicados pelos órgãos responsáveis e atender a todos os critérios elencados nos documentos oficiais. Vale a pena estudar bem cada tema, pois esse tipo de concurso costuma ser especialmente concorrido!

Para jovens no ensino médio, é possível fazer estágio dentro dos bancos públicos através de diferentes programas, como o Jovem Aprendiz, que proporciona uma grande oportunidade profissional, msas também é bastante concorrido.

Como trabalhar em um banco privado?

Nos bancos privados as possibilidades são mais amplas. Os processos também são muito concorridos, mas é possível ingressar através de diferentes métodos. O primeiro passo costuma ser a tradicional entrega de currículo profissional. Cartas de recomendação e de apresentação podem ajudar no diferencial pela vaga.

É comum que haja processos seletivos mais extensos, entrevistas e atividades avaliativas relacionadas à função que será desempenhada.

Entre os diferentes setores, alguns tipos de graduação costumam ter prioridade, como Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Administração, Direito e Tecnologia da Informação.

Titulações são muito importantes como critério de seleção, tanto cursos profissionais, pós-graduações quanto titulações específicas voltadas para a área bancária, como CPA-10, CPA-20, CEA e CFP®. Investir nessas certificações são garantia de uma distinção nos processos seletivos.

Além das certificações, ter familiaridade com o manejo de planilhas de excel, técnicas de venda de produtos financeiros, entendimento sobre o Mercado e um inglês fluente para lidar com produtos e clientes internacionais são outros diferenciais muito importantes.

Graduandos podem concorrer a vagas de trainee, que oferecem uma carga horária maior e mais atribuições relacionadas à área de atuação do curso, com grandes oportunidades de efetivação de acordo com o desempenho atingido. Mas vale considerar que, assim como os demais tipos de vagas, fazer um trainee em instituição bancária é uma oportunidade bastante concorrida.

O programa Jovem Aprendiz e outros relacionados a estágio de primeiro emprego também abrem oportunidades para bancos privados, o que também pode terminar em efetivação de acordo com a performance do estagiário.

Como é a carreira e a rotina em um banco?

Mais do que como entrar, muitas pessoas querem entender como funciona o dia a dia e a progressão dentro de uma instituição bancária.

O salário para agentes bancários costuma estar acima da média do mercado, especialmente em bancos públicos, onde se pode contar com estabilidade de carreira.

Além da remuneração, é comum que haja benefícios como plano de saúde e odontológico, vale-refeição e transporte e oportunidades de cursos para subir em cargos conforme a experiência e boa avaliação. Em instituições privadas é possível contar com bonificações relacionadas a metas e, no setor público, se pode contar com diferentes tipos de progressão profissional.

A rotina bancária varia bastante de acordo com cada especialidade e cargo, mas no geral a atividade dos profissionais da área costuma ser bastante intensa, especialmente em momentos de fechamento de dia e mês, quando os horários podem se estender.

O que é importante para prosperar na carreira bancária?

Os atributos fundamentais para quem quer saber como trabalhar em banco vão além das titulações e da graduação.

Ter dedicação à instituição e muita atenção em todos os processos é imprescindível, uma vez que o profissional irá lidar com grandes volumes monetários. Em diferentes momentos, pode precisar fazer hora extra para permitir fechamentos grandes.

Para manejar tudo isso, é importante ouvir a experiência de profissionais da área e se preparar física e mentalmente para alguns momentos dessa jornada.

Cuidar da postura e praticar atividades físicas é fundamental para quem enfrenta longas jornadas sentado ou em pé, ajudando a controlar a tensão postural e diminuindo o stress.

Praticar o mindfulness (ou seja, a prática de atenção plena) e atividades relaxantes é importante para se tornar um bancário zen, que consegue lidar de maneira calma com as mais diferentes situações, especialmente junto a clientes.

O gosto pelo mercado, pelas vendas e relações com clientes é importante para se manter entusiasmado com a carreira, podendo trazer uma série de oportunidades de progressão.

Na EA Banking School você aprende com os melhores profissionais da área a se certificar e se tornar um profissional completo no mundo bancário. Aqui em nosso blog, você confere todas as semanas dicas e tendências para construir uma carreira de sucesso na área. Solicite nossos materiais de estudo e inicie hoje mesmo sua jornada.

Faça um comentário