Bancário zen: manter o foco em meio ao caos
Mais uma vez o professor, gerente geral e CFP®, Roberto Cazzetta, traz até você um artigo único, que vai ensiná-lo a como se tornar um bancário zen.
Após mais de dez anos no setor bancário de varejo, entre experiências positivas e negativas (felizmente, muito mais positivas) e interações com colegas de profissão do mesmo banco ou de outras instituições, uma observação em especial ficou muito evidente: o bancário convive em um ambiente de alta pressão.
De uns 5 ou 6 anos para cá, comecei a aprofundar estudos sobre desenvolvimento pessoal, que foi o melhor conhecimento que poderia ter adquirido, pois é um aprendizado que pode ser aplicado em todas as áreas da vida.
Inteligência Emocional na profissão bancária
Tenha uma mentalidade estoica
Seria muita pretensão minha tentar resumir em um parágrafo, portanto fica aqui o pedido para que pesquise mais sobre essa e outras teorias filosóficas. Aliás, a filosofia é uma ótima fonte de conhecimento e, diferentemente do que pensamos, altamente aplicável a qualquer área e situação da vida, inclusive na rotina bancária.
Seja organizado e gerencie muito bem o tempo
Existem diversos livros sobre produtividade, organização e gestão do tempo, mas vou deixar aqui algumas sugestões de bibliografia ao final do artigo. Gerenciar bem o tempo resulta naquilo que mais alivia a ansiedade e o estresse, ao mesmo tempo em que aumenta o prazer e a satisfação: focar no agora, na atividade que se está fazendo no momento.
Cuide da sua saúde física
Não há dúvidas de que a saúde mental depende da saúde física/corporal e vice-versa. Aqui, certamente você irá pensar que o que estou falando é mais um daqueles clichês que se encontra na internet, mas realmente é impossível estar com a mente saudável sem estar com o corpo saudável. Basicamente, são três as áreas em que devemos estar bem:
Atividade Física
Sono/Descanso
Além de consumir menos informações, precisamos nos recuperar bem e ter um descanso mental adequado para a quantidade de fatos, dados e interações com os quais precisamos lidar diariamente no banco
Obtenha CRA em alguma área específica
Outra fonte de estresse e desmotivação que não é tão percebida é o fato de nos sentirmos incapazes para algumas atividades, principalmente quando isso é exposto publicamente nos momentos em que os resultados não estão bons. O ser humano tem muitas falhas e uma delas é tentar inferiorizar outros seres humanos para satisfazer o seu próprio ego.
Você não pode nunca se desmotivar pela maneira, palavras e atitudes de outra pessoa. Um modo de prevenir isso é se tornar muito bom em alguma área dentro do banco gerando maior CRA (Credibilidade – Reputação e Autoridade) junto aos seus pares e superiores.
Por exemplo, ser muito bom e mostrar resultados em captação de investimentos e servir de referência técnica para colegas e clientes. Quando você consegue fazer isso, automaticamente ganha mais autoconfiança para lidar com eventuais críticas e isso ajuda muito na imunização mental.
Isso me remete a uma pergunta que costumo me fazer: como você reagiria se fosse duramente criticado em meio aos colegas por um superior ou cliente? A resposta pode dizer muito sobre a sua autoconfiança e inteligência emocional.
Por fim, obviamente é impossível eliminar as fontes de estresse seja no banco ou em qualquer área da vida. Basicamente, o que precisamos é aprender a lidar e neutralizar essas fontes e aumentar a nossa inteligência e resiliência emocional. Seguir os insights mencionados é um ótimo começo em busca do equilíbrio psicológico e, consequentemente, o ganho de produtividade que virá da sua maior força e motivação.
4 dicas bibliográficas
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