Pós-graduação para bancário: conheça as opções

Um profissional com especialidades, independente da área de atuação, tem naturalmente um destaque maior na carreira.


Se você atua ou atuou no mercado bancário sabe que as certificações e qualificações são fundamentais para alavancar a carreira e o mais importante: gerar autoridade e confiança com as ferramentas de trabalho.


Por isso, vamos te explicar quais são as opções de pós-graduações e especialidades da carreira bancária, além de revelar os principais pontos para você avaliar à sua escolha.


Especializações para bancários, conheça as opções


Vamos abordar os seguintes tópicos:

  1. Pontos importantes se ainda não atua como bancário

  2. Quais são as pós-graduações para bancários?

  3. Como escolher a especialidade na carreira bancária?

  4. Você conhece a EA Banking School?

Pontos importante se ainda não atua como bancário


Antes de buscar a sua especialização na carreira bancária, é preciso entender que para atuar o profissional necessita de, inicialmente, graduação e algumas das certificações bancárias.


Não é uma obrigatoriedade, mas as agências bancárias estão cada vez mais selecionando apenas profissionais que contenham esses requisitos, conforme explica a professora Bárbara Lima:

Se você optar pela área comercial da carreira bancária, precisará de um conhecimento financeiro atestado pelas certificações, como CPA-10, CPA-20, CEA e CFP®. Dessa forma, você será um profissional diferenciado no mercado de trabalho. Esse investimento é muito importante, pois muitos bancos têm pedido isso já no seu processo seletivo, então vale muito a pena investir em certificações bancárias.

Leia o artigo completo.


Por isso, se você está nesta etapa de migração para a carreira bancária, comece por aqui.

Conheça as opções de especialidades para carreira bancária


Entre as especialidades, o bancário pode escolher se especializar em diversas áreas de negócios e administração, mas comumente as opções são em investimentos, auditorias e gestão financeira, sendo em MBA ou pós-graduação.

Especialização em investimentos na carreira bancária


Um dos cursos de pós-graduações e MBA mais procurados por bancários são os relacionados aos diferentes tipos de investimentos. Além deste segmento ser atrativo para a área, há muitos profissionais que atuam com investimentos de forma autônoma, oferecendo consultorias.


As especializações de negócios em investimentos são geralmente apresentadas em nomenclaturas diferentes de acordo com a proposta de ensino da instituição, como exemplo:

  • MBA em Finanças e Investimentos;

  • MBA em Investimentos e Riscos;

  • MBA em Investimentos e Private Banking;

  • MBA em Investimento, Banking e Certificações;

  • MBA em Investimentos e Mercado Financeiro.

  • Pós-graduação em Investimentos e Blockchain

Para não esquecer: os cursos na modalidade de MBA fornecem ao aluno uma abordagem maior no mundo dos negócios. Não deixa de ser um formato de pós-graduação lato sensu, mas aqui o aluno também será preparado para se tornar uma liderança e ocupar cargos gerenciais. Saiba mais sobre a diferença entre uma pós-graduação e o curso de MBA. A grade destes cursos irá passar pelas principais práticas de gerenciamento de investimentos, além de explicar o viés da instituição bancária nos investimentos de seus clientes.

Especialização em Auditorias e Riscos de investimentos


Esta especialização terá como objetivo qualificar os profissionais em cuidar da parte legal dos investimentos, no aspecto de prever riscos financeiros, prevenir fraudes e qualquer outra possível desconformidade dos processos das finanças pessoais e empresariais.


Principais cursos:

  • Pós-graduação em Gestão de Risco, Compliance e Auditoria;

  • Pós-graduação em Gestão de Seguros, Compliance e Riscos.

Especialização em Gestão Financeira Bancária


As especializações de gestão financeira também são amplamente procuradas por bancários, e é uma excelente forma de se destacar no mercado. O curso terá uma ênfase maior em capacitar o profissional para trabalhar com o planejamento financeiro e análise de mercado. Abaixo destacamos alguns dos temas frequentemente abordados nas grades curriculares dos cursos de Gestão Financeira Bancária:

  • Cultura, Política e Poder em Finanças;

  • Finanças Comportamentais;

  • Tesouraria: Matemática Financeira;

  • Tecnologia Financeira e Fintechs;

  • Sistemas Financeiros;

  • Engenharia Financeira;

  • E entre, outras...

Principais cursos de especializações:

  • Pós-graduação em Finanças, Investimentos e Banking;

  • Pós-graduação em Finanças e Banking;

  • Pós-graduação em Gestão Bancária;

  • Pós-graduação em Finanças e Economia.

Como escolher a pós-graduação na carreira bancária?


A escolha de uma pós-graduação deve ser minuciosa e bem avaliada por você. Por isso, para te ajudar, explicamos logo a seguir os principais pontos de atenção que precisa constar em sua avaliação:

Grade curricular


Importantíssimo, antes de ingressar a sua especialização, ler a grade curricular do curso para conhecer os professores, as matérias e atividade propostas. Isso fará com que você compreenda melhor a profundidade de ensino da instituição.

Modalidade presencial ou online


Há diversas pós-graduações e MBAs no mercado que possibilitam uma maior flexibilidade de horários por ser integralmente online, em contrapartida, instituições mais tradicionais também oferecem a oportunidade de o aluno frequentar às aulas presencialmente.


Esta é uma escolha sua e de acordo com o que se encaixa em sua rotina.

Pesquisa a fundo a instituição


Saiba quem é a instituição que está oferecendo a especialidade desejada. Faça perguntas como: é uma universidade com referência no segmento financeiro?


Além disso, pesquise pelas avaliações de alunos que já passaram pela instituição e que tenham concluído o curso.

Conheça as pós-graduações da EA Banking School e UniBTA


Para juntar o útil ao agradável, também queremos te apresentar as especializações da EA Banking School.


Nascemos para ajudar milhares de ingressantes nas áreas bancárias a simplificar a jornada nas certificações. Contamos com professores que são referências no mercado, atuantes de instituições financeiras e consultores renomados.


Você encontrará conosco as principais especialidades do mercado financeiro para realizar de forma 100% online.

Faça um comentário