Mais uma vez o professor, gerente geral e CFP®, Roberto Cazzetta, traz até você um artigo único, que vai ensiná-lo a como se tornar um bancário zen.
Após mais de dez anos no setor bancário de varejo, entre experiências positivas e negativas (felizmente, muito mais positivas) e interações com colegas de profissão do mesmo banco ou de outras instituições, uma observação em especial ficou muito evidente: o bancário convive em um ambiente de alta pressão.
De uns 5 ou 6 anos para cá, comecei a aprofundar estudos sobre desenvolvimento pessoal, que foi o melhor conhecimento que poderia ter adquirido, pois é um aprendizado que pode ser aplicado em todas as áreas da vida.
Seria muita pretensão minha tentar resumir em um parágrafo, portanto fica aqui o pedido para que pesquise mais sobre essa e outras teorias filosóficas. Aliás, a filosofia é uma ótima fonte de conhecimento e, diferentemente do que pensamos, altamente aplicável a qualquer área e situação da vida, inclusive na rotina bancária.
Existem diversos livros sobre produtividade, organização e gestão do tempo, mas vou deixar aqui algumas sugestões de bibliografia ao final do artigo. Gerenciar bem o tempo resulta naquilo que mais alivia a ansiedade e o estresse, ao mesmo tempo em que aumenta o prazer e a satisfação: focar no agora, na atividade que se está fazendo no momento.
Não há dúvidas de que a saúde mental depende da saúde física/corporal e vice-versa. Aqui, certamente você irá pensar que o que estou falando é mais um daqueles clichês que se encontra na internet, mas realmente é impossível estar com a mente saudável sem estar com o corpo saudável. Basicamente, são três as áreas em que devemos estar bem:
Além de consumir menos informações, precisamos nos recuperar bem e ter um descanso mental adequado para a quantidade de fatos, dados e interações com os quais precisamos lidar diariamente no banco
Outra fonte de estresse e desmotivação que não é tão percebida é o fato de nos sentirmos incapazes para algumas atividades, principalmente quando isso é exposto publicamente nos momentos em que os resultados não estão bons. O ser humano tem muitas falhas e uma delas é tentar inferiorizar outros seres humanos para satisfazer o seu próprio ego.
Você não pode nunca se desmotivar pela maneira, palavras e atitudes de outra pessoa. Um modo de prevenir isso é se tornar muito bom em alguma área dentro do banco gerando maior CRA (Credibilidade – Reputação e Autoridade) junto aos seus pares e superiores.
Por exemplo, ser muito bom e mostrar resultados em captação de investimentos e servir de referência técnica para colegas e clientes. Quando você consegue fazer isso, automaticamente ganha mais autoconfiança para lidar com eventuais críticas e isso ajuda muito na imunização mental.
Isso me remete a uma pergunta que costumo me fazer: como você reagiria se fosse duramente criticado em meio aos colegas por um superior ou cliente? A resposta pode dizer muito sobre a sua autoconfiança e inteligência emocional.
Por fim, obviamente é impossível eliminar as fontes de estresse seja no banco ou em qualquer área da vida. Basicamente, o que precisamos é aprender a lidar e neutralizar essas fontes e aumentar a nossa inteligência e resiliência emocional. Seguir os insights mencionados é um ótimo começo em busca do equilíbrio psicológico e, consequentemente, o ganho de produtividade que virá da sua maior força e motivação.
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